DICIONÁRIO

A  B  C  D  E  F  G  H  I  J  K  L  M  N  O  P  Q  R  S  T  U  V  W  X  Y  Z  

Recorrer a um dicionário da língua portuguesa para aprender o significado de termos especializados pode ser tanto frustrante quanto enganoso. Quando buscamos palavras relacionadas à bruxaria, trazemos junto a elas séculos de preconceitos e desinformação misturados à mistificação.

A seguir, a Ordem Sagrada de Bennu oferece o entendimento que a bruxaria ancestral tem a respeito de algumas palavras e expressões que fazem parte do campo de atuação dos bruxos.

A

athame
Adaga cerimonial de dois gumes utilizada pelas bruxas única e exclusivamente para o direcionamento de energias provenientes do corpo do operador sobre um local ou objeto específico.

B

Bennu
Ave pertencente ao panteão egípcio antigo que ressurgia após sua morte, tendo servido de inspiração na criação do mito da fênix grega.

bruxa
1- Praticante da bruxaria.
2- Aquela que atingiu o terceiro grau iniciático na bruxaria.

bruxaria
1- Religião, escola iniciática, crenças e conjunto de práticas das bruxas caracterizado, em especial, cumulativamente pela: a) crença na Deusa, no Divino Casal ou numa entidade hermafrodita; b) busca da reintegração dos adeptos à natureza, considerando o ser humano como parte da natureza, ao invés de seu usuário; c) comemoração da Roda do Ano mediante a celebração de quatro ou oito sabates.
2- Qualquer magia característica de bruxas.

  • bruxaria ancestral - Raiz comum a todas as tradições bruxas; conjunto de conhecimentos, práticas e crenças que serviram de base à formação do esoterismo das primeiras tradições de cunho religioso desta civilização a partir do fim da última Era Glacial.
  • bruxaria hereditária - Tradição bruxa passada exclusivamente dentro de linhagem familiar; bruxaria familiar; magia característica de bruxas hereditárias.
  • bruxaria moderna - Tradição bruxa cuja linhagem se originou após a Idade Média; magia característica de bruxas modernas.
  • bruxaria tradicional - Tradição bruxa cuja linhagem se originou durante ou antes da Idade Média e não foi interrompida; magia característica de bruxas tradicionais.
  • bruxaria verde - Conhecimentos e práticas da bruxaria ligados aos diversos usos das ervas, em especial, e de plantas, em geral.


    C

    caldeirão
    Panela de ferro dotada de três pés usada pelas bruxas que representa o útero da Deusa, por conseguinte a origem da vida.

    coven
    Termo da tradição celta que significa coventículo.

    coventiculo
    Comunidade bruxa liderada por um sumo-sacerdote ou sumo-sacerdotisa, ou por ambos, formada por até treze membros de terceiro grau e um número não definido de membros até o segundo grau.


    D

    Deidade
    Entidade divina sem identificação de gênero, podendo ser feminina, masculina ou hermafrodita conforme convenha a quem lê.

    Deus
    1- Filho e consorte da Deusa; aquele que fertiliza a Deusa.
    2- O Criador Supremo.

    Deusa
    Criadora, mantenedora e destruidora, criação, manutenção e destruição, bem como o próprio Universo visível e invisível; alvo supremo da veneração das bruxas, personificada em diversas formas conforme a veneração seguida ou o objeto pretendido; Mãe de todos os Deuses.


    E

    elemental
    Seres cujo corpo mais denso é composto de matéria astral, mormente de apenas um dos quatro elementos, classificados genericamente conforme o elemento que nele predomina, sendo a denominação mais conhecida a céltica germânica para os elementais do ar (sílfide) e a latina para os elementais da terra, do fogo e da água (gnomo, salamandra e ondina).

    elemento
    Classificação das partes de que tudo se compõem, sendo, segundo a tradição oculta, quatro os elementos: água, terra, fogo e ar.

    encantamento
    Vide feitiço.

    F

    feiticeira
    1- Aquela que realiza feitiços.
    2- Aquela que atingiu o segundo grau iniciático na bruxaria.

    feitiço
    Encantamento; magia ou poção que interfere no estado mental, astral, físico e/ou na percepção que a pessoa atingida tem da realidade.


    G

    Grande Arte
    1- Alquimia
    2- O conhecimento da magia.

    grimório
    Livro com fórmulas, rituais e símbolos invocatórios mágicos, geralmente vinculado à alta magia, muito embora algumas bruxas adotem tal nomeclatura para se referir a seus livros das sombras.


    H

    Hathor
    Uma das deusas mais antigas do Egito, relacionada à dança, felicidade, amor, jovialidade, sexualidade, música e maternidade, representada como vaca ou como mulher com orelhas de vaca, tendo sobre a cabeça o disco solar.

    Hator
    Uma das deusas do panteão de bruxaria ancestral, cuja maior parte dos atributos foi divida, no Egito Antigo, entre as deusas Ísis, Hathor e Nut.

    I

    Ísis
    Deusa egípcia da magia, mãe do Deus Solar, representada com o trono ou, alternativamente, com o disco solar na cabeça.


    J





    K

    kundalini
    Energia da serpente ou fogo serpentino, é um tipo de energia que em seu estado natural reside na base da coluna vertebral e que, quando despertada, migra para outros vórtices de energia do corpo. Apesar de ser um termo do hinduísmo, é também usado pelas bruxas como referência.



    L

    livro
    Objeto manuseável no qual se registra certo tipo de conhecimento para futura consulta, acúmulo e/ou transmissão de tal conhecimento.

  • livro das sombras - Livro onde as bruxas registram o que aprenderam sobre a bruxaria. Cogita-se que o livro das sombras foi uma invenção do criador da wicca, porém, é adotado pela maioria das tradições bruxas.
  • livro dos sonhos - Livro onde uma bruxa anota seus próprios sonhos, para posterior análise ou para análise de seu mestre.
  • livro espelho - Diário da bruxa que, em parte, funciona como rascunho do livro das sombras.


    M

    magia
    Uso de forças, entidades e/ou "energias" não pertencentes ao plano físico para nele interferir.

  • alta magia - Magia realizada através do contato com entidades espirituais elevadas, para fins altruístas, sendo esta expressão utilizada mormente por tradições estranhas à bruxaria, aparentemente em contraposição à expressão "magia negra".
  • magia negra - Expressão criada pelos antagonistas ao uso da magia e largamente utilizada por aqueles que buscam reprimir o uso da magia que significa a magia usada para fins maléficos e/ou para propósitos egoístas.
  • magia pessoal - Magia que surge como um dom natural, sem ter sido aprendido ou desenvolvido pela pessoa, podendo estar relacionado a conhecimentos de vidas passadas, memória genética ou, pura e simplesmente, dons genuinamente naturais que, em função de repressão da sociedade, costumam ser perdidos pela falta de uso e, então, desacreditados.
  • magia ritual - Magia cerimonial; magia cujo recurso fundamental é a execução de rituais pré-definidos.
  • magia verde - Muito embora não constitua magia propriamente dita, é comum chamarem os conhecimentos e práticas de herbologia por parte de bruxas de magia verde.
  • magia vermelha - Magia sexual; magia realizada a partir do uso de energias geradas pelo ato sexual.

    Metade Clara
    Período da Roda do Ano caracterizado pela claridade e maior influência solar, indo do sabate Beltane a Graças.

    Metade Escura
    Período da Roda do Ano caracterizado pela escuridão e menor influência solar, indo do sabate Tempo dos Idos à Primavera.

    N

    necromancia
    Trabalho mágico através do contato com o espírito dos mortos.

    O

    oráculo
    1 - Pessoa ou instrumento através do qual é realizada uma previsão.
    2 - Local destinado à realização de previsões.

    P

    piramidologia
    Conhecimento do uso de pirâmides para aplicações não explicadas pela ciência.

    profano
    1 - Pessoa não iniciada nos mistérios da bruxaria.
    2 - Que não é sagrado.

    proselitismo
    Prática de buscar converter a uma determinada crença pessoas que tem outra crença. O proselitismo religioso é rechaçado por todas as vertentes da bruxaria, que consideram que somente aqueles que se identificam com as crenças fundamentais da bruxaria devem buscar um caminho dentro da bruxaria, sempre por iniciativa própria.

    psicopompo
    Aquele que encaminha as almas dos mortos a seu respectivo destino.


    Q

    quirologia
    Conhecimento do significado das marcas e formato das mãos para fins de prática oracular.

    quiromancia
    Prática oracular fundamentada na quirologia.

    R

    reconstrucionismo
    Prática de religião antiga que, durante um lapso de tempo, deixou de ter qualquer adepto. O reconstrucuonismo é geralmente realizado a partir de pesquisas históricas e de vivências na prática da religião.

    Roda do Ano
    Ciclo que se completa após a sucessão dos oito sabates, diretamente relacionado a uma translação terrestre (um ano).

    rodar pelo norte
    Celebrar os sabates conforme as datas previstas para o hemisfério norte, sejam elas: Tempo dos Idos em 31 de outubro; Inverno no solstício de inverno; Candelárias em 2 de fevereiro; Primavera no equinócio de primavera; Beltane em 1o de maio; Sol no solstício de verão; Cornucópia em 1o de agosto e Graças no equinócio de outono.

    rodar pelo sul
    Celebrar os sabates conforme as datas previstas para o hemisfério sul, sejam elas: Tempo dos Idos em 1o de maio; Inverno no solstício de inverno; Candelárias em 1o de agosto; Primavera no equinócio de primavera; Beltane em 31 de outubro; Sol no solstício de verão; Cornucópia em 2 de fevereiro; Graças no equinócio de outono.

    runas
    1 - Letras componentes de determinados alfabetos, sendo o mais conhecido o futhark, de origem nórdica.
    2 - Instrumento oracular composto de pedras, grãos, conchas ou contas sobre as quais são desenhados símbolos rúnicos.
    3 - Prática oracular realizada a partir do emprego de pedras, grãos ou pedaços de madeira sobre os quais são inscritas letras do alfabeto rúnico.

    S

    sabate
    Um dos oito períodos da Roda do Ano, dotado de características específicas relacionadas ao clima, sendo o início dos pequenos sabates determinados pelo início das quatro estações e o início dos grandes sabates determinados por datas fixas na seguinte forma: Tempo dos Idos - 1o de maio no hemisfério sul e 31 de outubro no hemisfério norte; Inverno - solstício de inverno; Candelárias - 1o de agosto no hemisfério sul e 2 de fevereiro no hemisfério norte; Primavera - equinócio de primavera; Beltane - 31 de outubro no hemisfério sul e 1o de maio no hemisfério norte; Sol - solstício de verão; Cornucópia - 2 de fevereiro no hemisfério sul e 1o de agosto no hemisfério norte; Graças - equinócio de outono.



    T

    tarô
    Baralho de cartas de origem controversa, utilizado para prática oracular e dividido em arcanos maiores e menores, cujos arcanos menores teriam dado origem ao baralho de cartas convencional, composto de quatro naipes.

    taromancia
    Prática oracular realizada a partir da leitura de cartas do tarô.

    U





    V

    vara dos elfos
    vide varinha

    varinha
    Também chamada vara dos elfos, é um instrumento alternativo ao athame para direcionamento de energias provenientes do corpo do operador sobre um local ou objeto específico, entretanto, ao contrário do athame, as varinhas podem ter utilidades específicas, como cura ou encantamento, por exemplo.

    W

    wicca
    Religião e linhagem bruxa criada por Gerald Gardner em meados do século XX.


    X

    xamã
    Praticante do xamanismo.

    xamanismo
    Conjunto de conhecimentos e práticas típicas de psicopompo e curandeiro de integrantes de diversos povos ditos não civilizados.

    Y





    Z

    zumbi
    Pessoa que é mantida em estado hipnótico/sonambúlico cooperativo mediante o uso de psicoativos específicos e outros conhecimentos de vudú.